O medo foi o primeiro sentimento pós pecado e a primeira arma usada pelos déspotas para tentar controlar o mundo. Os medrosos sempre se encolhem.

Há um medo que é natural, mas não é normal viver temerário se confiamos em Deus. Alguém disse que a “coragem não é ausência de medo, mas domínio sobre ele,” ou melhor,“a coragem é o medo fazendo suas orações.”

Os discípulos de Jesus tiveram medo até a ressurreição de Cristo. Daí pra frente eles foram inundados de uma coragem que vence qualquer sacrifício ou qualquer martírio.

A Bíblia diz: No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18.

O filósofo grego, Plutarco, dizia assim: “a coragem consiste não em arriscar sem medo, mas em estar decidido quanto a uma causa justa.” Se for justa, vamos em frente!

Alenta-me o escocês John Knox, Séc 16: “Não temo a tirania do homem nem o que o diabo possa inventar contra mim.” Obrigado Sêneca – “Obedecer a Deus é a perfeita liberdade.”

Termino com um soldado: “No lugar em que ouvirem o som da trombeta, ali reúnam-se em volta de nós. O nosso Deus lutará por nós.” Neemias 4:20. Coragem povo de Deus!